Minha foto
Uma brasileira tentando desvendar os mistérios de ser uma boa esposa, boa dona de casa e uma boa missionária na Bota!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Meu Ponto de Vista


Pessoal, não ia me manifestar, mas como sou música, as pessoas gostam de saber nossa opinião e, quem sabe, fazendo isso possa ajudar a esclarecer algumas questões, pelo menos para alguns.

Sei que muitos cristãos ouvem músicas seculares e isso é uma escolha de cada um de fazê-lo ou não.

Sei também que o Hillsong é um grandíssimo ministério de louvor e que eu não sou ninguém perto deles. Mas creio que opinião em relação as coisas, todos nós podemos ter, certo?

A palavra julgar hoje em dia, está sendo MUITO MAL empregada, infelizmente não se pode falar nada para um cristão, que ele acha que está sendo julgado ou etc. Imagine Paulo falando às nossas igrejas hoje? Com certeza diriam que ele só estaria julgando as pessoas.

O que estou fazendo não é julgando se é certo ou errado. Porém existem coisas que não convém. E para mim, pessoalmente, o que foi feito por eles não convém.

Como muitos usaram versículos para defenderem suas opiniões, também usarei um. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". 1 Coríntios 10:23

O que eles fizeram, para mim não edificou em nada.

Vou usar o ministério de louvor Diante do Trono como referência, pois em proporção é o que mais se adequa ao exemplo que quero utilizar. Fico imaginando se todos achariam normal a Ana Paula, no meio do momento de celebração, começasse a cantar levantou poeira da Ivete Sangalo e depois fizesse a dancinha do Michel Teló, junto com o seu grupo de dança... Sério mesmo que vocês achariam bem normal?

Eu não! Me desculpem, mas NÃO MESMO. O que eu pensaria (e foi exatamente o que eu pensei quando vi o vídeo do Hillsong) é: pra que isso?

Algo que a Bíblia nos diz é que não é sábio misturar o santo com o profano*(Ez 44:23). Sabem por quê? Porque fazer isso, além de não ser bíblico, é simplesmente dar pano pra manga, dar motivos para falações e bla, bla, blás e, acima de tudo, isso acaba escandilzando algumas pessoas. Você pode achar essas pessoas um pouco caretas, mas a bíblia nos alerta a não sermos motivos de escândalo. Enfim, aqui é uma outra questão, na qual não quero e nem vou entrar.

Se você ouve música secular para se aprimorar, para dar aula, para fazer aula de algum instrumento ou simplesmente porque gosta, é o Espírito Santo quem será o juiz no seu coração.

Porém eu não recomendo, não ouço e uma vez que entreguei a minha vida para Jesus, deixei na cruz todas as coisas, inclusive a opção de ouvir música secular (para mim não é uma opção).

No mais, infelizmente esse vídeo do Hillsong não contribuiu em nada, pelo menos para mim.

*Um dos significados da palavra profano é: "manifestações artísticas não vinculadas a valores religiosos".


Espero ter esclarecido pelo menos para alguém essa questão.

Espero também não ter ofendido ninguém ao fazer isso.


Acho que é isso que tinha para deixar para vocês hoje!

Um beijo a todos!

12 comentários:

  1. muito bom, keh. super concordo e obrigada por manifestar sua opinião em algo tão importante. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que seria importante me manifestar por ter a ver com música, e as pessoas gostam de saber nossas opiniões, até mesmo para poderem se embasar!

      Bjoooo :*

      Excluir
  2. Uhuuuuuuuuuuuuuul!!!!! Melhor esclarecimento!!!! Minha mana é a melhor!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. É um vídeo que o Hillsong London canta e dança Coldplay e Gangnam style no meio do louvor. Tem que procurar no youtube. Eu vi pelo face!

      Excluir
  4. Gostei de seu ponto de vista.

    Já vi vários vídeos da Hillsong cantando algumas músicas seculares que não tem sentido, como "beat it" (foi na Comunidade Zona Sul, aqui no Brasil) e hoje mesmo, vi outro video da banda Hillsong London dançando Gangnam Style. Ok, a dancinha pode até ser engraçada, mas pra mim, não tem sentido fazer numa apresentação para Deus. Nesse ponto de edificar ou não, eu concordo com você. Porém, existem músicas seculares e existem músicas "seculares". Muita coisa é realmente profana, e muito pouco, realmente, eu digo que ouviria devido a letra e a melodia. Até mesmo a Ana Paula do DT declarou em entrevista que ouve músicas seculares para se inspirar. Ela se inspira nessas músicas para criar outras músicas que estão aí, tocando nas igrejas (isso pegando nesse ponto de vista de uma forma mais profunda, na raíz da questão mesmo, destrinchando o assunto). E na real, muitos desses cantores “profetas” abandonaram a essência e ficaram com o periférico (na minha opinião). Acho, então, que o Espírito Santo revela a cada um o que deve ou não fazer. E cada um faz suas escolhas. Eu já fui muito julgado e acusado sim, por simplesmente por ouvir algumas músicas seculares, sem saberemou perguntaremo que eu ouvia ou porque, e até postei o vídeo da Hillsong na minha rede social alguns dias atrás. Esse debate de música secular x música cristã é tão antigo que tem roupa suja sendo lavada faz muito tempo. Eu concluo que: fuja daquilo que é imoral e te afasta de Deus e viva, pense e cante com tudo aquilo que é verdadeiro, respeitável, correto, puro e amável.

    ResponderExcluir
  5. Para quem perguntou sobre o vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=oct5rlcxa6Q

    ResponderExcluir
  6. Bom vou dar a minha opinião!

    1. As pessoas julgam sem saber de NADA!
    2. NÃO foi no meio do Louvor, foi na conferência em Estocolmo NO INTERVALO dos cultos! EU ESTAVA LÁ!
    3. Quem nunca fez esquete ou paródias em retiros ou congressos?

    Ouvir música secular não é de forma alguma pecado. Vale filtrar o conteúdo do que escuta. Mas acho um absurdo julgarem um ministério que tem impactado milhões de vidas levando Jesus para um continente tão cético quanto o europeu.

    "I would rather be a song writer, not a song critic; a church builder, not a church critic"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Tainah,

      Vc disse que as pessoas julgam sem saber de nada. Eu não os julguei, simplesmende dei a minha opinião baseado no que vi (e não foi um único vídeo, sei muito mais do que vi no youtube, acredite), e também já estive em várias ministrações deles. Não estive nessa como você, mas sei do que estou falando.

      Sobre músicas seculares, já dei a minha opinião, essa é a maneira como eu vivo e recomendo as pessoas a quem eu discipulo a viverem também, creio que é mais edificante!

      Acho que é isso!

      Excluir